Nós, Famílias

REPORTAGENS

Este é um exemplo do bom trabalho jornalístico que se faz em Portugal e que nos pode ajudar a reflectir acerca de questões relacionadas com a Violência na Família.

Leiam, Ouçam e Comentem!!

Até breve.

 

 

Os Filhos da Solidão (reportagem áudio)

31 JUL 09

«Eu fui o anjo do perdão para o meu marido». Aos oitenta anos, Maria chora pelo marido que, com a mesma idade, está a cumprir pena de prisão por agredir a mulher. Entre os crimes mais frequentes nesta faixa etária estão a violência entre cônjuges, e a praticada pelos filhos e pelos netos. «A minha neta puxa-me os cabelos, chama-me nomes, atira-me contra o sofá, mas é a coisa que eu mais amo na vida», desabafa Milú.
Todos os dias, sem excepção, são registadas queixas de idosos, vítimas de violência: filhos que batem nos pais, netos que agridem avós, idosos abandonados em hospitais, situações de negligência extrema, quase sempre vividas em silêncio e dor nos últimos anos de vida. Muitos acabam por procurar a saída no suicídio.
Os Filhos da Solidão é uma grande reportagem de Ana Catarina Santos com sonoplastia de Mésicles Helin.
Veja também o video «Os Filhos da Solidão» 
ou
Reportagem galardoada com o Prémio AMI - Jornalismo contra a Indiferença 2009.
www.tsf.pt

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Uma reportagem que realmente nos faz pensar e que choca... choca ganhar consciência da quantidade de comportamentos agressivos que são postos em prática no seio de uma família... mais grave ainda quando, muitas vezes, são perpetrados por filhos, maridos...
    É ainda arrepiante ouvir as vítimas afirmarem que não fazem queixa porque "gosto dele"...porque "é meu filho... Tem filhos Dra.?... Fazia queixa dele?".
    Enfim uma grande reportagem para ouvir e reflectir...

    ResponderEliminar
  3. e um comentario que me faz pensar a sorte que tenho em ter uma grande familia e muito unida . em felizmente a pessoas que nao teem a mesma sorte, mas como e que podem tratar mal os idosos,sao a nossa vida o nosso ser sem eles nao eramos ninguem hoje sou filha e ja sou mae um dia serei avo e digo respeitem os idosos sem eles nao eramos ninguem sao o nosso ser a nossa vida e principalmente sao a nossa liçao pra vida escutem os idosos com atençao eles ensinam-nos muito

    ResponderEliminar