Actividades Eixo 3


CAFAP – Comunicações no 2º Encontro “Crescer em Família”









 

A equipa do CAFAP da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa foi convidada pelo CAFAP “Saber para Crescer” da Associação de Solidariedade e Acção Social (ASAS) de Santo Tirso, para realizar comunicações nas duas sessões plenárias do 2º Encontro “Crescer em Família”. Este 2º Encontro realizou-se no passado dia 27 de Maio de 2011, na Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, em Santo Tirso, entre as 9h00 e as 17h45.
Neste Encontro, a equipa do CAFAP preparou duas comunicações que foram apresentadas durante as sessões plenárias que se realizaram para anteceder os workshops que estavam previstos dentro de vários temas. A sessão plenária da manhã foi subordinada ao tema “Avaliação Familiar em Situações de Risco/ Perigo”, tendo sido moderada pela Dra. Mariana Negrão, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. À tarde, foi apresentada uma comunicação que versou o tema “Intervenção Familiar em Situações de Risco/ Perigo – Construção e Negociação de um Projecto de Mudança” e que foi moderada pelo Dr. Pedro Dias, da Universidade Católica Portuguesa do Porto. Estas comunicações foram elaboradas tendo em conta a experiência que a equipa do CAFAP tem tido com as famílias acompanhadas ao longo dos anos de prática desenvolvida no concelho da Murtosa.
A equipa do CAFAP considerou a experiência muito positiva, manifestando o seu agradecimento pelo convite que lhe foi endereçado!


CAFAP – Comunicação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra



A equipa do CAFAP da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa foi convidada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, por intermédio da Dra. Ana Melo, para realizar uma comunicação para os alunos do 1º ano do Mestrado em Psicologia Clínica e Saúde – Subárea de especialização em Sistémica, Saúde e Família.
Esta comunicação esteve inserida na unidade curricular de Intervenção Sistémica II: Contextos de Aplicação e procurou fazer uma integração e exploração dos principais aspectos do modelo de intervenção que foi adoptado pela equipa do CAFAP – Modelo de Avaliação e Intervenção Familiar Integrada – MAIFI (Melo & Alarcão, 2011). Este modelo é utilizado pelo CAFAP da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa no acompanhamento que é efectuado às famílias que entram no Eixo 1 de intervenção: Avaliação e Intervenção Familiar Integrada.
A equipa do CAFAP considerou a experiência muito positiva, manifestando o seu agradecimento pelo convite que lhe foi endereçado!

 
Acção de Sensibilização “Maus-Tratos a Crianças”

No dia 16 de Março de 2011, a Equipa do CAFAP dinamizou, junto das Educadoras do Infantário da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, uma acção de sensibilização subordinada ao tema “Maus-Tratos a Crianças”.
Esta acção, que teve a duração de três horas, contava com os seguintes objectivos: familiarizar os participantes com as características dos vários tipos de maus-tratos, bem como com os indícios que podem ser observados em cada um deles e o impacto sobre o desenvolvimento da criança; informar acerca das possibilidades de acção em cada uma das situações de preocupação; introduzir as noções de risco e de perigo; sensibilizar os participantes para possíveis estratégias de prevenção dos maus-tratos, a serem implementadas em contexto de sala de aula.
Com base em situações hipoteticamente reais, o grupo foi convidado a reflectir em torno das questões directamente relacionadas com o reconhecimento dos maus-tratos a crianças, bem como em relação às opções de acção, no contexto da realidade local.
No final da acção, foi efectuada uma avaliação por parte dos participantes, tendo sido reforçada pertinência e utilidade da mesma.
 
Acções de Formação para Técnicos

Para mais informações clique em baixo
2ª Conferência Internacional sobre o Abuso e Negligência de Crianças

 Curso: Intervenção Social em Crianças e Jovens em Risco


 Para mais informações clique em baixo

 Outros serviços: Estes serviços podem incluir acompanhamento pedagógico e/ou psicológico ou aconselhamento individual ou familiar focalizado num problema específico, etc. Não sendo o objectivo principal do trabalho no CAFAP, estes serviços serão disponibilizados enquanto forem uma necessidade sentida pela comunidade técnica no concelho.



Este ano as comemorações do Dia Mundial da Criança, da AHMA, incluem um colóquio sobre os seus direitos. Apelamos a todos a defesa o superior interesse das crianças (profissionais, pais e outros familiares, amigos,...) convidando-vos para tomar um chá connosco no dia 1 de Junho depois de jantar e participando num debate de ideias sobre o tema.
Junte-se a nós na defesa desta causa!!!
Com os melhores cumprimentos,
O Presidente da Direcção,
Dr. José Manuel Torres e Menezes


2º Encontro - "Crescer em Família"
27 de Maio de 2011 


À semelhança do realizado no ano anterior, a ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, através da valência CAFAP - Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental “Saber para Crescer”, irá  levar a cabo o  Encontro “Crescer em Família”, a realizar-se no dia 27 de Maio de 2011 na Escola Profissional Agrícola Conde São Bento em Santo Tirso.
Pretende-se com esta iniciativa, reflectir e aprofundar o debate acerca da avaliação e intervenção familiar em situações de risco/perigo, através da realização de sessões plenárias e  workshops de debate e reflexão, que serão dinamizados por prestigiados técnicos e investigadores que se têm dedicado ao estudo destas áreas.































IV Encontro sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e Adolescência

A ASAS  de Santo Tirso irá realizar o IV Encontro sobre Maus-Tratos, Negligência e Risco na Infância e Adolescência naquele que foi o primeiro grande evento nesta área e que se constituiu o mais emblemático Encontro de Técnicos e Investigadores na área das Crianças em Perigo.
Encontro que já ultrapassou as nossas fronteiras e que pela primeira vez conta com propostas de comunicação de investigadores de outros países.

Este Encontro realizar-se-á no Fórum da Maia nos dias 11 e 12 de Novembro de 2011.




Serviços voltados para a comunidade técnica:

População-alvo: Os profissionais, incluindo os do CAFAP, e Instituições Comunitárias que trabalham nas áreas da família, infância e juventude. Através da qual é possível atingir a população-alvo final dos CAFAP.
Actividades:
Centro de Estudos e Recursos : Poderão ser desenvolvidos pequenos estudos de avaliação de necessidades junto da comunidade e auscultações à mesma, tendo em vista o desenvolvimento de acções de intervenção familiar e comunitária que facilitem o alcance dos objectivos do CAFAP.
É possível constituir um pequeno centro de recursos técnicos (materiais para a intervenção; instrumentos de avaliação; bibliografia) que possa ser partilhado (co-organizado e reforçado) com outros profissionais.

CENTRO DE ESTUDOS E RECURSOS
O Centro de Estudos e Recursos pretende ser um serviço disponibilizado pelo CAFAP da SCMM a todos os técnicos da comunidade, cujo principal objectivo consiste em facultar informação técnica, nas áreas de abrangência da actuação do CAFAP, colmatando assim qualquer necessidade evidenciada.

 Normas de Funcionamento:
Destinatários: São considerados destinatários deste serviço todos os elementos da comunidade técnica do concelho da Murtosa, outros técnicos que trabalhem em Instituições de outros concelhos, bem como estudantes de áreas abrangidas pelo âmbito da bibliografia existente.
Processo de Requisição:
  1. Os requisitantes poderão seleccionar o material que pretendem, podendo requisitar até 3 livros e/ou artigos científicos em simultâneo. (listas disponíveis no final da página)
  2. A requisição deve ser feita mediante modelo próprio – Ficha de Requisição de Material (disponível no final da página)
  3. O registo de entradas e saídas deve ser devidamente registado pela equipa do CAFAP em modelo próprio – Registo de entradas e Saídas. 
  4. O material, uma vez requisitado, pode estar na posse do requisitante pelo período de quinze dias.
  5. Caso seja necessário, os requisitantes podem renovar a requisição do material uma vez, por igual período.
  6. Ao final de um mês de requisição, o requisitante será avisado para que o material seja devolvido, período após o qual se encontra em situação de incumprimento. Nesta situação, fica impedido de requisitar novamente material durante um mês.
  7. Se o requisitante, após situação de incumprimento, não devolver o material a situação será exposta à Mesa Administrativa, a qual tomará as medidas que entender. 


Consultoria e formação: O CAFAP pode operar como um pequeno centro de formação local, promovendo acções, dinamizadas pela equipa ou por formadores convidados, dirigidas aos diferentes profissionais ou instituições que desenvolvem a sua actividade com famílias com crianças e jovens. As acções a dinamizar podem ser informadas por levantamentos de necessidades efectuados pelo Centro de Estudos.

Sem comentários:

Enviar um comentário