FESTA DE NATAL CAFAP - 2011
No dia 22 de Dezembro de 2011 realizou-se a Festa de Natal com as crianças e adolescentes que são ou foram acompanhadas pelo CAFAP da Murtosa. A festa teve início a partir das 14.30h e contou com a presença de 30 crianças/ adolescentes.
Foram preparadas algumas actividades a realizar durante a festa, nomeadamente: visionamento de filmes, actividades manuais, dinâmicas de grupo e um lanche.
A festa iniciou-se com o visionamento do filme “The Polar Express” pelos mais novos, enquanto os mais velhos realizaram algumas dinâmicas/actividades de apresentação, de forma a que o grupo tivesse oportunidade de se conhecer. No final desta primeira parte das actividades fez-se uma pausa para o lanche.
De seguida, retomaram-se as restantes actividades programadas: o visionamento do filme “Sozinho em casa 2”pelos mais velhos e a realização de postais de natal e pintura de alguns desenhos sobre a temática referente ao Natal, pelos mais novos.
Os principais objectivos da Festa de Natal prenderam-se com o promover do convívio/ socialização das crianças/adolescentes entre si e com a equipa do CAFAP e manter a tradição da quadra natalícia.
A s crianças/ adolescentes manifestaram ter gostado da festa e esta terminou por volta das 17.30h. No final, as estagiárias de Psicologia ofereceram às crianças e adolescentes algumas guloseimas para levarem para casa.
Estágios de Psicologia - Programa de Promoção
“A
Caminho das Escolas”
As estagiárias de Psicologia da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa
(SCMM), alunas do segundo ano de Mestrado de Psicologia Clínica, ramo de
Família e Intervenção Sistémica do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra, à
semelhança do que aconteceu no Lar de Idosos e Centro de Dia, realizaram também algumas actividades no
Infantário.
Assim, as estagiárias consideraram ser útil a
implementação de um programa de desenvolvimento de competências junto das
crianças da sala dos 5 anos. O programa de desenvolvimento de competências
denominado “A Caminho das Escolas” foi integralmente construído pelas
estagiárias, a partir das necessidades identificadas na avaliação previamente
efectuada. Este programa procurou promover nas crianças as competências que se
encontravam menos consolidadas, facilitando assim a transição para o 1º ciclo
do ensino básico e contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento
saudável e seguro. Pretendeu ser, antes de mais, uma actividade de apoio ao
currículo de que as crianças beneficiam no pré-escolar.
Para que a implementação deste programa fosse
pautada por critérios de qualidade e rigor metodológico, foram tomadas algumas
medidas, designadamente: pedido de autorização aos pais para a participação no
programa (Dezembro de 2010); avaliação da percepção dos pais acerca do
desenvolvimento das suas crianças (Dezembro de 2010); avaliação da percepção da
Educadora relativamente ao desenvolvimento global das competências da turma
(Dezembro de 2010); avaliação individual de cada criança, no que se refere ao
desenvolvimento das principais competências, consideradas como pré-requisitos
essenciais à aquisição de aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico (Janeiro
de 2011). Estes procedimentos tiveram como objectivo a recolha de uma série de
dados que permitiram, posteriormente, a construção do programa propriamente
dito, adaptado às necessidades específicas das crianças desta turma.
A implementação do programa decorreu durante os
meses de Março a Maio, em 8 sessões, através da realização de actividades e
dinâmicas sobre os temas/ conceitos globalmente menos consolidados
(competências auditivas, conceitos numéricos, competências grafo-motoras,
conceitos linguísticos, competências visuais e competências de motricidade
global). O programa foi construído tendo por base a metáfora do traje académico
de um estudante universitário.
Assim, em cada sessão foi trabalhado um dos temas
e, no final, atribuído um brinde à criança (por exemplo, bengala, cartola,
gravata, etc.), simbolizando o esforço realizado por esta no treino daquelas
competências específicas. No final, as crianças trajaram, usando todos os
brindes recebidos. Durante a implementação do programa, foram ainda enviados
folhetos informativos aos pais, para que em casa pudessem também reforçar as
competências trabalhadas na sessão.
Ao longo das sessões foi notória a evolução das
crianças, tanto a nível do desenvolvimento das competências trabalhadas, como a
nível da relação estabelecida com as dinamizadoras, pelo que se considera que o
programa poderá ter sido útil para uma melhor transição para o 1º ciclo do
Ensino Básico.
Estágios de Psicologia - Actividades no Lar e Centro de Dia
Algumas das actividades mais relevantes prenderam-se com avaliações psicológicas realizadas aos idosos e com a implementação de um Programa de Estimulação Cognitiva.
Relativamente às avaliações psicológicas, estas foram realizadas pelas estagiárias a 12 idosos, recorrendo a testes e instrumentos construídos para esse efeito. Posteriormente, foram redigidos relatórios com os resultados correspondentes a essas mesmas avaliações.
No que se refere ao Programa de Estimulação Cognitiva, este denominou-se “Tempo de sorrir”. O programa contou com sete sessões, realizadas nos meses de Abril a Junho, tendo cada uma a duração de 120 minutos. Estas sessões foram dinamizadas pelas estagiárias, nas instalações da SCMM, onde foram realizados pelos idosos, jogos e tarefas de estimulação cognitiva, com os seguintes objectivos: promover o desenvolvimento cognitivo dos idosos; retardar do envelhecimento, através da estimulação e desenvolvimento de modos de intervir que promovam o bem-estar físico e psicológico dos idosos. Esta estimulação centrou-se principalmente nas áreas da atenção, destreza mental, concentração e raciocínio lógico, memória visual e espacial, memória auditiva, memória táctil, coesão e interacção grupal, relacionamento interpessoal, compreensão verbal, abstracção lógica e tomada de decisão individual e em grupo.
A intervenção em grupo, com estimulação cognitiva, permitiu às
estagiárias contribuírem para a melhoria da qualidade de vida dos
idosos, preservando as suas capacidades funcionais, a autonomia e
independência.
No passado mês de Maio, foi implementado um programa
de prevenção, intitulado “Pensar antes de Agir”, nas Escolas Básicas do
Celeiro, Monte, São Silvestre e Pardelhas, tendo sido direccionado aos alunos
do 4º ano. A Escola Básica da Murtosa e a Escola Básica Integrada com Jardim de
Infância da Torreira não foram alvo deste programa no corrente ano, uma vez que
já haviam sido abrangidas no ano transacto.
Este
programa é composto por três sessões, com temas directamente relacionados com a
Violência: a primeira sessão visou introduzir os participantes ao tema do Bullying;
a segunda, centrou-se nos aspectos relacionados com a Violência no Namoro e a
terceira focou-se nas questões relacionadas com a Violência na Família.
As
acções abrangeram 79 alunos do 4º ano de escolaridade, tendo coberto as escolas
supra referidas.
Este programa foi construído e implementado, uma vez
que se considera que a exploração destes temas com crianças nesta idade
escolar, poderá prevenir comportamentos violentos ou de passividade perante a
violência, quer no contexto escolar, quer noutros contextos em que se
desenvolvam.
1º Aniversário da Escola de Infantes e Cadetes dos BVM
No seguimento do apoio prestado pela
equipa do CAFAP à Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários da
Murtosa (BVM), foi endereçado um convite para que esta estivesse presente no
primeiro aniversário da Escola. O CAFAP marcou presença nesta cerimónia que
teve lugar nos BVM, no passado sábado, dia 30 de Abril, às 14h.
Foram preparadas quatro actividades pela
Direcção dos BVM, seguidas de um momento de lazer e brincadeira, para os mais
novos e de um lanche.
Para as actividades, as crianças/
adolescentes foram separados em quatro equipas: a amarela, a verde, a vermelha
e a azul. Aleatoriamente, cada equipa iniciou uma actividade, intercalando
entre si, de 20 em 20 minutos.
A primeira actividade constava numa
corrida de sacos até um posto, onde se encontravam objectos e três caixas,
representando os três ecopontos. Depois de colocados todos os objectos no
ecoponto correcto, as crianças/ adolescentes regressavam ao ponto de partida.
Na actividade seguinte intitulada “Mural dos Bombeiros”, as crianças/
adolescentes eram convidados a desenhar e/ou escrever algo sobre os BVM. A
terceira actividade constava numa “Prova de Conhecimentos Geral”: eram
mostradas imagens alusivas aos BVM, como o seu símbolo, o telefone, uma
ambulância, entre outras, sendo perguntado o que significava e para que servia
cada uma. Por último, foi preparado um jogo de “Caça ao Tesouro”, em que as
crianças/ adolescentes tinham de, em equipa, procurar pistas com informação
sobre os BVM.
Todas estas actividades tiveram como objectivo
perceber o que as crianças/ adolescentes sabiam sobre os BVM, quais as suas
dúvidas, demonstrando, simultaneamente, a importância do trabalho em equipa.
Depois das quatro equipas terem terminado
as (quatro) actividades, depararam-se com um insuflável para poderem
descontrair e, com os seus monitores e em equipa, jogar futebol.
Para terminar este dia, foi servido um
lanche para todos os que participaram e os que estiveram presentes durante a
cerimónia.
A equipa do CAFAP fez questão de estar
presente e agradece o convite, esperando continuar a colaborar com esta
Associação Murtoseira.
Programa de prevenção: SABER PARA (ES)COLHER
No passado dia 26 de Março, foi desenvolvida uma sessão subordinada ao tema
“Comunicação e Trabalho em Equipa/ Resolução de Problemas”, com as turmas da
Escola de Infantes e Cadetes.
Esta
segunda sessão surge na sequência do Protocolo de Cooperação estabelecido entre
a Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e a Associação dos Bombeiros
Voluntários da Murtosa. No âmbito deste protocolo, o CAFAP encontra-se a
desenvolver o Programa de Prevenção “SABER PARA (ES)COLHER” com as crianças da
referida escola, as quais se encontram subdivididas em três grupos, de acordo
com as suas idades: Grupo Alfa (com idades compreendidas entre os 6 e os
10 anos); Grupo Bravo (entre os 11 e os 14) e Grupo Charlie
(entre os 15 e os 18). No dia 27 de Novembro de 2010 já havia sido realizada a
primeira sessão do referido programa, a qual se debruçou sobre o tema “Gestão
de Emoções e Sentimentos”.
Este
programa tem como objectivo complementar o trabalho que vem sendo realizado com
as crianças e jovens pelos monitores da Escola, capacitando-as de competências
pessoais e sociais, de modo a reduzir factores de risco e aumentar factores de
protecção. Pretende-se, sobretudo, que as crianças/ jovens se tornem mais
fortes e confiantes nas suas escolhas do dia-a-dia.
Nesta
segunda sessão, foram abrangidos os grupos Alfa e Bravo, num
total de 29 crianças. A sessão com o grupo Charlie foi realizada no dia
9 de Abril, por conveniência de horário, tendo abrangido 13 adolescentes. No
total, estiveram presentes nas sessões 42 crianças/jovens. As actividades
desenvolvidas com as crianças permitiram reflectir um pouco acerca das
características específicas da Comunicação, bem como de estratégias que podem
facilitar o trabalho em equipa e a resolução de problemas. Estas competências
são fundamentais para o desenvolvimento das crianças/ jovens e são-no ainda
mais no contexto de um grupo onde têm, frequentemente, que desenvolver
actividades em conjunto.