Actividade Eixo 4

FESTA DE NATAL CAFAP - 2011









No dia 22 de Dezembro de 2011 realizou-se a Festa de Natal com as crianças e adolescentes que são ou foram acompanhadas pelo CAFAP da Murtosa. A festa teve início a partir das 14.30h e contou com a presença de 30 crianças/ adolescentes.
Foram preparadas algumas actividades a realizar durante a festa, nomeadamente: visionamento de filmes, actividades manuais, dinâmicas de grupo e um lanche.
A festa iniciou-se com o visionamento do filme “The Polar Express” pelos mais novos, enquanto os mais velhos realizaram algumas dinâmicas/actividades de apresentação, de forma a que o grupo tivesse oportunidade de se conhecer.  No final desta primeira parte das actividades fez-se uma pausa para o lanche.
De seguida, retomaram-se as restantes actividades programadas: o visionamento do filme “Sozinho em casa 2”pelos mais velhos e a realização de postais de natal e pintura de alguns desenhos sobre a temática referente ao Natal, pelos mais novos.
Os principais objectivos da Festa de Natal prenderam-se com o promover do convívio/ socialização das crianças/adolescentes entre si e com a equipa do CAFAP e manter a tradição da quadra natalícia.
    A s crianças/ adolescentes manifestaram ter gostado da festa e esta terminou por volta das 17.30h. No final, as estagiárias de Psicologia ofereceram às crianças e adolescentes algumas guloseimas para levarem para casa.

 Estágios de Psicologia - Programa de Promoção
 “A Caminho das Escolas” 


















 As estagiárias de Psicologia da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa (SCMM), alunas do segundo ano de Mestrado de Psicologia Clínica, ramo de Família e Intervenção Sistémica do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra, à semelhança do que aconteceu no Lar de Idosos e Centro de Dia, realizaram também algumas actividades no Infantário.
Assim, as estagiárias consideraram ser útil a implementação de um programa de desenvolvimento de competências junto das crianças da sala dos 5 anos. O programa de desenvolvimento de competências denominado “A Caminho das Escolas” foi integralmente construído pelas estagiárias, a partir das necessidades identificadas na avaliação previamente efectuada. Este programa procurou promover nas crianças as competências que se encontravam menos consolidadas, facilitando assim a transição para o 1º ciclo do ensino básico e contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento saudável e seguro. Pretendeu ser, antes de mais, uma actividade de apoio ao currículo de que as crianças beneficiam no pré-escolar.
Para que a implementação deste programa fosse pautada por critérios de qualidade e rigor metodológico, foram tomadas algumas medidas, designadamente: pedido de autorização aos pais para a participação no programa (Dezembro de 2010); avaliação da percepção dos pais acerca do desenvolvimento das suas crianças (Dezembro de 2010); avaliação da percepção da Educadora relativamente ao desenvolvimento global das competências da turma (Dezembro de 2010); avaliação individual de cada criança, no que se refere ao desenvolvimento das principais competências, consideradas como pré-requisitos essenciais à aquisição de aprendizagens no 1º ciclo do Ensino Básico (Janeiro de 2011). Estes procedimentos tiveram como objectivo a recolha de uma série de dados que permitiram, posteriormente, a construção do programa propriamente dito, adaptado às necessidades específicas das crianças desta turma.
A implementação do programa decorreu durante os meses de Março a Maio, em 8 sessões, através da realização de actividades e dinâmicas sobre os temas/ conceitos globalmente menos consolidados (competências auditivas, conceitos numéricos, competências grafo-motoras, conceitos linguísticos, competências visuais e competências de motricidade global). O programa foi construído tendo por base a metáfora do traje académico de um estudante universitário.
Assim, em cada sessão foi trabalhado um dos temas e, no final, atribuído um brinde à criança (por exemplo, bengala, cartola, gravata, etc.), simbolizando o esforço realizado por esta no treino daquelas competências específicas. No final, as crianças trajaram, usando todos os brindes recebidos. Durante a implementação do programa, foram ainda enviados folhetos informativos aos pais, para que em casa pudessem também reforçar as competências trabalhadas na sessão. 
Ao longo das sessões foi notória a evolução das crianças, tanto a nível do desenvolvimento das competências trabalhadas, como a nível da relação estabelecida com as dinamizadoras, pelo que se considera que o programa poderá ter sido útil para uma melhor transição para o 1º ciclo do Ensino Básico.


 Estágios de Psicologia - Actividades no Lar e Centro de Dia
















As estagiárias de Psicologia da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa (SCMM), alunas do segundo ano de Mestrado de Psicologia Clínica, ramo de Família e Intervenção Sistémica do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra, realizaram algumas actividades no Lar de Idosos e Centro de Dia.
Algumas das actividades mais relevantes prenderam-se com avaliações psicológicas realizadas aos idosos e com a implementação de um Programa de Estimulação Cognitiva.
Relativamente às avaliações psicológicas, estas foram realizadas pelas estagiárias a 12 idosos, recorrendo a testes e instrumentos construídos para esse efeito. Posteriormente, foram redigidos relatórios com os resultados correspondentes a essas mesmas avaliações.
No que se refere ao Programa de Estimulação Cognitiva, este denominou-se “Tempo de sorrir”. O programa contou com sete sessões, realizadas nos meses de Abril a Junho, tendo cada uma a duração de 120 minutos. Estas sessões foram dinamizadas pelas estagiárias, nas instalações da SCMM, onde foram realizados pelos idosos, jogos e tarefas de estimulação cognitiva, com os seguintes objectivos: promover o desenvolvimento cognitivo dos idosos; retardar do envelhecimento, através da estimulação e desenvolvimento de modos de intervir que promovam o bem-estar físico e psicológico dos idosos. Esta estimulação centrou-se principalmente nas áreas da atenção, destreza mental, concentração e raciocínio lógico, memória visual e espacial, memória auditiva, memória táctil, coesão e interacção grupal, relacionamento interpessoal, compreensão verbal, abstracção lógica e tomada de decisão individual e em grupo.
A intervenção em grupo, com estimulação cognitiva, permitiu às estagiárias contribuírem para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, preservando as suas capacidades funcionais, a autonomia e independência.


Acções de Prevenção nas Escolas do Concelho: Violência_2011










No passado mês de Maio, foi implementado um programa de prevenção, intitulado “Pensar antes de Agir”, nas Escolas Básicas do Celeiro, Monte, São Silvestre e Pardelhas, tendo sido direccionado aos alunos do 4º ano. A Escola Básica da Murtosa e a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Torreira não foram alvo deste programa no corrente ano, uma vez que já haviam sido abrangidas no ano transacto.
Este programa é composto por três sessões, com temas directamente relacionados com a Violência: a primeira sessão visou introduzir os participantes ao tema do Bullying; a segunda, centrou-se nos aspectos relacionados com a Violência no Namoro e a terceira focou-se nas questões relacionadas com a Violência na Família.
As acções abrangeram 79 alunos do 4º ano de escolaridade, tendo coberto as escolas supra referidas.
Este programa foi construído e implementado, uma vez que se considera que a exploração destes temas com crianças nesta idade escolar, poderá prevenir comportamentos violentos ou de passividade perante a violência, quer no contexto escolar, quer noutros contextos em que se desenvolvam.
 

1º Aniversário da Escola de Infantes e Cadetes dos BVM





















No seguimento do apoio prestado pela equipa do CAFAP à Escola de Infantes e Cadetes dos Bombeiros Voluntários da Murtosa (BVM), foi endereçado um convite para que esta estivesse presente no primeiro aniversário da Escola. O CAFAP marcou presença nesta cerimónia que teve lugar nos BVM, no passado sábado, dia 30 de Abril, às 14h.
Foram preparadas quatro actividades pela Direcção dos BVM, seguidas de um momento de lazer e brincadeira, para os mais novos e de um lanche.
Para as actividades, as crianças/ adolescentes foram separados em quatro equipas: a amarela, a verde, a vermelha e a azul. Aleatoriamente, cada equipa iniciou uma actividade, intercalando entre si, de 20 em 20 minutos.
A primeira actividade constava numa corrida de sacos até um posto, onde se encontravam objectos e três caixas, representando os três ecopontos. Depois de colocados todos os objectos no ecoponto correcto, as crianças/ adolescentes regressavam ao ponto de partida. Na actividade seguinte intitulada “Mural dos Bombeiros”, as crianças/ adolescentes eram convidados a desenhar e/ou escrever algo sobre os BVM. A terceira actividade constava numa “Prova de Conhecimentos Geral”: eram mostradas imagens alusivas aos BVM, como o seu símbolo, o telefone, uma ambulância, entre outras, sendo perguntado o que significava e para que servia cada uma. Por último, foi preparado um jogo de “Caça ao Tesouro”, em que as crianças/ adolescentes tinham de, em equipa, procurar pistas com informação sobre os BVM.
Todas estas actividades tiveram como objectivo perceber o que as crianças/ adolescentes sabiam sobre os BVM, quais as suas dúvidas, demonstrando, simultaneamente, a importância do trabalho em equipa.
Depois das quatro equipas terem terminado as (quatro) actividades, depararam-se com um insuflável para poderem descontrair e, com os seus monitores e em equipa, jogar futebol.
Para terminar este dia, foi servido um lanche para todos os que participaram e os que estiveram presentes durante a cerimónia.
A equipa do CAFAP fez questão de estar presente e agradece o convite, esperando continuar a colaborar com esta Associação Murtoseira.
Programa de prevenção: SABER PARA (ES)COLHER








         No passado dia 26 de Março, foi desenvolvida uma sessão subordinada ao tema “Comunicação e Trabalho em Equipa/ Resolução de Problemas”, com as turmas da Escola de Infantes e Cadetes.
Esta segunda sessão surge na sequência do Protocolo de Cooperação estabelecido entre a Santa Casa da Misericórdia da Murtosa e a Associação dos Bombeiros Voluntários da Murtosa. No âmbito deste protocolo, o CAFAP encontra-se a desenvolver o Programa de Prevenção “SABER PARA (ES)COLHER” com as crianças da referida escola, as quais se encontram subdivididas em três grupos, de acordo com as suas idades: Grupo Alfa (com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos); Grupo Bravo (entre os 11 e os 14) e Grupo Charlie (entre os 15 e os 18). No dia 27 de Novembro de 2010 já havia sido realizada a primeira sessão do referido programa, a qual se debruçou sobre o tema “Gestão de Emoções e Sentimentos”.
Este programa tem como objectivo complementar o trabalho que vem sendo realizado com as crianças e jovens pelos monitores da Escola, capacitando-as de competências pessoais e sociais, de modo a reduzir factores de risco e aumentar factores de protecção. Pretende-se, sobretudo, que as crianças/ jovens se tornem mais fortes e confiantes nas suas escolhas do dia-a-dia.
Nesta segunda sessão, foram abrangidos os grupos Alfa e Bravo, num total de 29 crianças. A sessão com o grupo Charlie foi realizada no dia 9 de Abril, por conveniência de horário, tendo abrangido 13 adolescentes. No total, estiveram presentes nas sessões 42 crianças/jovens. As actividades desenvolvidas com as crianças permitiram reflectir um pouco acerca das características específicas da Comunicação, bem como de estratégias que podem facilitar o trabalho em equipa e a resolução de problemas. Estas competências são fundamentais para o desenvolvimento das crianças/ jovens e são-no ainda mais no contexto de um grupo onde têm, frequentemente, que desenvolver actividades em conjunto.